sábado, 30 de julho de 2011

SANGUE


Sangue para Hemocultura

Indicação:
- Endocardite bacteriana aguda -  3 amostras com intervalo de 15 a 30 minutos.
- Endocardite bacteriana subaguda: coletar três amostras, nas 1as 24 h, c/ intervalo mínimo de 15 minutos.
- Infecções sistêmicas e localizadas como sepse aguda, meningite, osteomielite, artrite ou pneumonia bacteriana aguda: coletar 02 amostras, c/ intervalos de 5 minutos entre as punções.
- Bacteremia de origem indeterminada: coletar 04 a 06 amostras em 48 h. Se, após 24 h de cultivo, não apre-sentarem crescimento bacteriano, colher mais duas amostras.
- Paciente com picos febris regulares: coletar não mais que 03 amostras antes do início da febre (1 h); evitar o pico febril.

Cuidados com coleta:
 - Higienização das mãos.
- Desinfecção das tampas dos frascos com álcool 70%.
- Anti-sepsia do local de punção conforme orientação do CCIH. É recomendável uso de PVPI ou cloroxedine.
- Coletar a quantidade de sangue e o número de amostras de acordo com as solicitação médica.
- As punções devem ser de locais diferentes e observando intervalo recomendado entre coleta das amostras.
- Identificar cada frasco com todas as informações padronizadas e enviar ao laboratório juntamente com a solicitação médica devidamente preenchida. 



Transporte : Manter o frasco em temperatura ambiente e encaminhar o mais rápido possível (30 minutos) para o laboratório. Não refrigerar.

Observações:
- Não é recomendável coletar sangue de cateteres já existentes (venoso e arterial), exceto em casos de comparação com sangue periférico (tempo de crescimento microbiológico e método quantitativo).
- Não se recomenda a troca de agulhas entre a punção de coleta e distribuição do sangue no frasco de hemocultura.
- O volume ideal corresponde a 10% do volume total do frasco de coleta. Quanto maior o volume de sangue  inoculado no meio de cultura, por amostra, melhor recuperação do microrganismo.
- Em crianças coletar amostras com 0,5 ml a 3 ml.  Duas culturas são recomendadas para diagnóstico de bacteremias em recém-nascidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário